Os animais do Grande Sertão: Veredas


Papa-mel
                                                     
                                                                       Foto: Estevão Bio
"Pousei no capim do fundo – e um bicho escuro deu um repulão,
com um espirro, também doido de susto: que era um papa-mel,
que eu vislumbrei; para fugir, esse está somente" (2001, p. 36).



Urutu (Bothrops alternatus)

                                                                         Foto: Al Coritz
"Zé Bebelo, revindo, me gabou:
– 'Tu é tudo, Riobaldo Tatarana! Cobra voadeira...' (...)
'Ah: o Urutu Branco: assim é que você devia se chamar...'"



Tatarana (Lunomia obliqua)

                                              Foto: Terra Vermelha
“A tento, Joca Ramiro, tornando a me ver, fraseou:
'Tatarana, pêlos bravos... Meu filho, você tem as marcas
de conciso valente. Riobaldo... Riobaldo...'"



Ariranha ou Onça d'água (Pteronura brasiliensis)

                                                                                                        Foto: Eric Gaba
"Não me lembrei do perigo que é a “onça d’água”, se diz –
a ariranha – essas desmergulham, em bando, e becam a gente:
rodeando e então fazendo a canoa virar, de estudo."



Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus)

                                                                                Foto:  Sarefo
“Daquele lugar, vazio de moradas e de terras lavradias,
a gente ouvia o gugu da juriti como um chamdo acabado,
 junto com lobo guará já dando gritos de penitência.”


0 comentários:

Postar um comentário